Esquema Ponzi: O que é? Cuidados

É preciso que fiquemos sempre espertos e atentos quando o negócio são as nossas finanças. Há uma quantidade enorme de pessoas de má fé, ainda que camuflada, ganhar em cima da ingenuidade e necessidade alheia. Aprender a reconhecer e evitar esquema Ponzi é essencial para fazer investimentos com segurança.

O que é Esquema Ponzi?

Um dos esquemas fraudulentos mais famosos em todo o mundo é o chamado esquema Ponzi. Esse esquema se constitui em um verdadeiro golpe que continua a enganar milhares de pessoas todos os anos.

O esquema Ponzi se trata de um esquema financeiro fraudulento, diferenciado, que busca constantemente recrutar pessoas, sob a falsa promessa de lucros exorbitantes, acima de qualquer outro tipo de negócio. A pessoa recrutada injeta dinheiro no negócio, alimentando-o, devendo ela, por sua vez, recrutar mais pessoas.

Mesmo que pessoas saiam do esquema, outras entram, compensando. É um tipo de esquema em pirâmide, onde existe o pagamento de ganhos absurdamente elevados aqueles que investiram, dinheiro esse tirado dos investidores que vieram depois, ao invés da renda originada por um negócio de fato existente.

Como funciona um esquema Ponzi?

O esquema Ponzi funciona da seguinte maneira:

  • Imagine uma pirâmide. No topo dessa pirâmide estão os donos e criadores desse negócio.

  • Os criadores do negócio recrutam um certo grupo de pessoas, sempre sob a promessa de dinheiro fácil, milagroso, com lucros absurdamente gigantescos, apresentando formas supostamente simples e ao mesmo tempo mirabolantes de obter rendimentos de um modo rápido, fácil.

  • Esses investidores pagam uma certa quantia de dinheiro para os criadores. Eles pagam o retorno financeiro que foi prometido com uma parte do dinheiro e com outra parte ele usa para recrutar novos investidores.

  • Todos os investidores são fortemente instigados a ajudar no recrutamente de novos investidores, ampliando o esquema e fortalecendo-o. Ele normalmente funciona à base de operações financeiras, mas também pode funcionar à base de operações comerciais, ou seja, com a venda de certos produtos.

  • Ele funciona na base do marketing direto, ou seja, pautada nas relações pessoais, próximas. Eles fazem toda sorte de eventos e contatos para persuadir diretamente essas pessoas a entrarem no esquema.

  • Os retornos financeiros para os investidores são mensais. No entanto, passado algum tempo, eles não têm mais o dinheiro inicial dado pelos investidores. Eles tiram o dinheiro inicial dos novos investidores para pagar os antigos e assim por diante.

  • No entanto, passado algum tempo, o dinheiro inicial acaba, eles já estão saturados de investidores, não há como recrutar novos e começam a falhar os pagamentos. Em qualquer momento, esse sistema todo colapsa.

Cuidados sobre o esquema Ponzi

Deve haver um enorme cuidado sobre o esquema Ponzi. Ele faz promessas irreais e mirabolante de lucros gigantescos, em um prazo extremamente curto. No entanto, ele te engana, pois não há um negócio real, e sim um esquema fantasioso, onde ele te paga às custas de outros.

Se uma proposta de negócio exigir uma resposta imediata, desconfie. A ideia é não deixar você refletir e descobrir o esquema fraudulento.

Sempre procure pesquisar e questionar muito antes de fazer qualquer investimento. Dessa forma, você evita ser enganado e evita perder dinheiro.